Imprimir


O Curso

Provas Agendadas - Terças e Quintas (19:30 horas)
Prova Tradicional - 03/12/2017 (09:00 horas)
Matrícula Direta (Histórico Escolar, Nota da Redação do Enem)*
Valor da Inscrição R$ 50,00

*informação dos procedimentos na Secretaria da Unifac (14) 3815-2500

 

O Curso de Serviço Social tem por finalidade a formação em nível de Graduação de Assistentes Sociais, considerando que a formação do profissional de Serviço Social tem como referência básica o homem como ser histórico social de uma realidade em que os relacionamentos emergem, principalmente, da correlação das forças e contradições produzidas pela dinâmica da realidade social

Perfil do Bacharel em Serviço Social
Profissional que atua nas expressões da questão social formulando e implementando propostas profissionais que potenciem o enfrentamento de manifestações da questão social em respeito às demandas das classes sociais; -capaz de inserir-se criticamente no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho; dotado de formação intelectual e cultural crítica e comprometido com os valores e princípios éticos”

Duração do Curso: 08 semestres letivos.

Semana do Curso de Serviço Social
A realização de Semana do Curso do Serviço Social se da sempre no mês de maio e na semana que coincidir com o dia do Assistente Social (15/5); visa proporcionar ao aluno a interação da teoria com a prática profissional através de atividades, debates e Painéis, além da ampliação dos conhecimentos necessários a sua formação profissional, também sua visão sobre assuntos e fatos que retratam a problemática humana - social.

Grupo de Vivência
Trabalho de extensão desenvolvido com profissionais, ex-alunos e docentes de Serviço Social, com objetivo de propiciar o conhecimento das diversas atividades desenvolvidas no cotidiano do campo de atuação, despertando o interesse pelo aprimoramento, através do autoconhecimento e da prática de outros profissionais. Permite também, a reciclagem teórica, tanto específica como genérica, de interesse a atualização profissional.

Jornal "Em Sintonia.... com o Serviço Social"
Instrumento de divulgação do Serviço Social e sua prática junto ao meio acadêmico e campos de ação do Serviço Social e tem como finalidade propiciar a abertura de um espaço para a discussão do Serviço Social, de nossa prática e de nossas experiências.

Portaria

PORTARIA

Nº 019/2016


A UNIFAC – Associação de Ensino de Botucatu, Mantenedora das Faculdades Integradas de Botucatu, faz público, conforme Portaria Ministerial nº 40

de 12 de dezembro de 2007, artigo 32, parágrafo 2º, competentes curriculares (matrizes / grades) a serem praticadas a partir de 1º de janeiro de

2017.


SERVIÇO SOCIAL - BACHARELADO


1º semestre: Língua Portuguesa I, 40; Metodologia Científica I, 40; Sociologia, 80; Formação Social, Econômica e Política Brasileira I, 40; Fundamentos Teórico-metodológicos do Serviço Social I, 80; Fundamentos Históricos do Serviço Social I, 40; Psicologia, 40; Atividades Complementares I, 25.

2º semestre: Língua Portuguesa II, 40; Metodologia Científica II, 40; Antropologia, 40; Psicologia Social, 80; Fundamentos Históricos do Serviço Social II, 40; Fundamentos Teórico-metodológicos do Serviço Social II, 80; Formação Social, Econômica e Política Brasileira II, 40; Atividades Complementares II, 25.

3º semestre: Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social I, 40; Processo Técnico-operativo do Serviço Social I, 80; Práxis Informacional para o Serviço Social I, 40; Fundamentos Teórico-metodológicos do Serviço Social III, 80; Direito e Legislação Social I, 40; Estatística I, 40; Ética Profissional em Serviço Social I, 40; Atividades Complementares III, 25.

4º semestre: Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social II, 40; Processo Técnico-operativo do Serviço Social II, 80; Estatística II, 40; Fundamentos Teórico-metodológicos do Serviço Social IV, 80; Direito e Legislação Social II, 40; Ética Profissional em Serviço Social II, 40; Práxis Informacional para o Serviço Social II, 40; Atividades Complementares IV, 25.

5º semestre: Política Social I, 80; Economia Política I, 40; Pesquisa em Serviço Social I, 40; Trabalho e Sociabilidade em Serviço Social I, 40; Planejamento e Gestão em Serviço Social I, 80; Prática Profissional Supervisionada I, 80; Atividades Complementares V, 25; Estágio Supervisionado I, 120.

6º semestre: Política Social II, 80; Economia Política II, 40; Trabalho e Sociabilidade em Serviço Social II, 40; Planejamento e Gestão em Serviço Social II, 80; Pesquisa em Serviço Social II, 40; Prática Profissional Supervisionada II, 80; Atividades Complementares VI, 25; Estágio Supervisionado II, 110; Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (Optativa), 40.

7º semestre: Movimentos Sociais e Cidadania, 80; Pesquisa em Serviço Social III, 40; Trabalho e Sociabilidade em Serviço Social III, 40; Tópicos Especiais I, 40; Prática Profissional Supervisionada III, 80; Trabalho de Conclusão de Curso I, 80; Estágio Supervisionado III, 110.

8º semestre: Seminários de Supervisão, 40; Pesquisa em Serviço Social IV, 40; Tópicos Especiais II, 40; Serviço Social e Realidade Regional, 80; Trabalho de Conclusão de Curso II, 80; Prática Profissional Supervisionada IV, 80; Estágio Supervisionado IV, 110. Total da carga horária: 3.480 horas.

 

Botucatu, 01 de outubro de 2016.

Professora Cecília B. Pires Tavares de Anderlini
Diretora Geral

UNIFAC – Associação de Ensino de Botucatu
Faculdades Integradas de Botucatu

Iniciação Científica/Pesquisa

Atividades de Iniciação Científica e/ou Pesquisa (NUPS)
As atividades de iniciações científicas ou pesquisas visam afirmar a dimensão investigativa como princípio formativo e como elemento central na formação e da relação entre teoria e realidade, sistematizando o conhecimento resultante de um processo investigativo, segundo padrões e exigências metodológicas e científicas.

Programa Articulação e Promoção do Voluntariado de Botucatu
É um Programa que busca criar elos entre os que desejam doar seu tempo, trabalho e talento e as pessoas e instituições que necessitam de apoio e ajuda, identificando oportunidades de participação solidária, e desenvolvido em parceria entre UNIFAC – SESI e SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

» Finalidades: criar condições para aproveitar o potencial de solidariedade latente na sociedade, oportunizando o vivenciamento de novas experiências, novos aprendizados e a criação de novos vínculos de pertencimento e afirmação do sentido comunitário; colocar à disposição dos cidadãos, que já empenhados ou queiram se envolver no desafio, o maior número possível de novas oportunidades para a concretização de sua generosidade (solidariedade) e participação.

» Campos de Atuação: Área de Saúde; Área da Criança e adolescente; Área de Empresa; Área Serviço Social; Área Serviço Social Campo da Família; Área Assistência Social (B.E.S.).Área de Consultoria e Assessoria; Área de Ensino; Em instituições assistenciais, ONG'S; entre outros.

» Campo Piloto de estágio: Projeto de inserção de trabalho e estudos voltados e a serviço da comunidade local e em funcionamento há aproximadamente 06 anos. Projetos e entidades envolvidas fizeram parte do referido projeto a associação de moradores 24 de maio, ADEFIB, Casa das Meninas, Casa dos Meninos; Projeto Vida na Escola, Serviço Social funerário, Asilo Padre Euclides entre outros, que na sua maioria não fazem mais parte em virtude da contratação do profissional de Serviço Social após o conhecimento de seu trabalho e importância proporcionado pela experiência do Campo.

A - Projeto: atividades sociais, educativas e culturais junto às crianças, adolescentes e respectivas famílias (1998)
Local: Associação Beneficente Criança Cidadão do Futuro – (Tiro de Guerra 02-048-Botucatu)
Objetivo: desenvolvimento de um trabalho integrado entre associação, famílias e comunidade aonde as crianças e adolescentes venham ser os grandes beneficiados, prestar assistência sócio-educativa as crianças e adolescentes carentes ou que estejam em situação de risco, facilitar o acesso das crianças e adolescentes aos equipamentos sociais de saúde, cultura, educação, lazer, entre outras.
Atividades: as atividades são desenvolvidas através de subprojetos; tais como : de assistência social; cultura, lazer; esporte; educação moral e cívica, psicopedagogia; pedagógico e de cursos semi-profissionalizantes.
Órgãos envolvidos: Associação ABCCF; Departamentos de Serviço Social, Letras e Pedagogia da Unifac e Crami – Centro Regional Registro e Atenção aos Maus tratos na Infância.

B- Projeto: "Girassol" (1999)
Local: espaço cedido pela Creche Berçário Criança Feliz – Jardim Peabiru Objetivos = - dentre outros, temos o de atender os membros da comunidade do Jardim Peabiru e adjacências a partir de 13 anos de idade, visando promover a participação, integração, senso grupal e comunitária, capacitação dos membros para resolução de possíveis problemas sociais e comunitários.
Atividades: palestra de assuntos do interesse de grupo dinâmicos de grupo, atendimentos Social e assistencial, orientação e/ou encaminhamento aos recursos sociais da comunidade; festas comemorativas; cursos, jogos, entre outros.
Recursos Humanos: Assistente Social supervisora, estagiárias de Serviço Social e demais voluntários.
Atributo do Assistente Social: administrar, planejar, pesquisar, ensinar e incentivar as transformações culturais, participação política-social, executar programas sociais, entre outros.
Trabalho desenvolvido: com ser humano em suas generalidades, prestando serviços técnicos - administrativos, assistenciais e promocionais a entidades, indivíduos, grupos e demais segmentos populacionais.
Profissão do Futuro: porque há o agravamento dos problemas sociais, sem perspectiva de solução em curto prazo, trazendo como conseqüência à exclusão social. Então, o Assistente Social passa a ser requisitado para criar programas alternativos de estratégias de sobrevivência; - implementar políticas de caráter público ou privado, despertar o direito de cidadania.

Conteúdos Currirulares

Estrutura Curricular
              1° Semestre
Carga-horária
 

Língua Portuguesa I.......................................................................................................................
Metodologia Científica I..................................................................................................................
Sociologia...................................................................................................................................
Formação Social, Econômica e Política Brasileira I.................................................................................
Fundamentos Teórico-Metodológicos do Serviço Social I..........................................................................
Fundamentos Históricos do Serviço Social I..........................................................................................
Psicologia.....................................................................................................................................
Sub total.....................................................................................................................................
Atividades Complementares.............................................................................................................

40
40
80
40
80
40
40 
360
25
 
 
 
Total 385
              2° Semestre
Carga-horária
 

Língua Portuguesa II...............................................................................................................
Metodologia Científica II..........................................................................................................
Antropologia........................................................................................................................
Psicologia Social..................................................................................................................
Fundamentos Históricos do Serviço Social II.................................................................................
Fundamentos Teórico-Metodológicos do Serviço Social II................................................................
Formação Social, Econômica e Política Brasileira II.......................................................................
Sub Total...........................................................................................................................
Atividades Complementares I....................................................................................................

 

40
40
40
80
40
80
40 
360
25
 
 
 
Total 385
             3° Semestre
Carga-horária
 

Fundamentos Filosóficos para Serviço Social I...................................................................................
Processo Técnico Operativo do Serviço Social I...................................................................................
Práxis Informacional para o Serviço Social I.......................................................................................
Fundamentos Teórico-Metodológicos do Serviço Social III........................................................................
Direito e legislação Social I..........................................................................................................
Estatística I................................................................................................................................
Ética Profissional em Serviço Social I...............................................................................................
Sub Total................................................................................................................................
Atividades Complementares II........................................................................................................
Pratica Profissional de Observação (opcional)...................................................................................


40
80
40
80
40
40
40
360
25

 
 
 
Total 385
             4° Semestre
Carga-horária
 

Fundamentos Filosóficos para Serviço Social II.....................................................................................
Processo Técnico Operativo do Serviço Social II.....................................................................................
Estatística II................................................................................................................................
Fundamentos Teórico-Metodológicos do Serviço Social IV.........................................................................
Direito e legislação Social II............................................................................................................
Ética Profissional em Serviço Social II...............................................................................................
Práxis Informacional para Serviço Social II.........................................................................................
Sub Total..................................................................................................................................
Atividades Complementares III.......................................................................................................
Pratica Profissional de Observação (opcional)




40
80
40
80
40
40
40
360
25

 
 
 
Total 385
             5° Semestre
Carga-horária
 

Política Social I..............................................................................................................................
Econômica Política I.........................................................................................................................
Pesquisa em Serviço Social I..............................................................................................................
Trabalho e Sociabilidade em Serviço Social I..........................................................................................
Planejamento e Gestão em Serviço Social I..........................................................................................
Pratica Profissional Supervisionada I....................................................................................................
Sub Total.....................................................................................................................................
Atividades Complementares IV.........................................................................................................
Estágio Supervisionado I................................................................................................................


80
40
40
40
80
80
360
25
120

 
 
 
Total 505
Estágio Supervisionado 100h/prática          
             6° Semestre
Carga-horária
 

Política Social II...............................................................................................................................
Economia Política II..........................................................................................................................
Trabalho e Sociabilidade em Serviço Social II........................................................................................
Planejamento e Gestão em Serviço Social II.........................................................................................
Pesquisa em Serviço Social II...........................................................................................................
Pratica Profissional Supervisionada II..................................................................................................
Sub Total....................................................................................................................................
Atividades Complementares V..........................................................................................................
Estágio Supervisionado II.................................................................................................................

.

 

80
40
40
80
40
80
360
25
110

 
 
 
Total 495
Estágio Supervisionado 100h/prática          
             7° Semestre
Carga-horária
 

Movimentos Sociais e Cidadania...........................................................................................................
Pesquisa em Serviço Social III..........................................................................................................
Trabalho e Sociabilidade em Serviço Social III.......................................................................................
Tópicos Especiais I.........................................................................................................................
Prática Profissional Supervisionada III.................................................................................................
Trabalho de Conclusão do Curso I......................................................................................................
Sub Total.....................................................................................................................................
Estágio Supervisionado III...............................................................................................................


80
40
40
40
80
80
360
110

 
 
 
Total 470
Estágio Supervisionado 100h/prática          
             8° Semestre
Carga-horária
 

Seminários de Supervisão...................................................................................................................
Pesquisa em Serviço Social IV............................................................................................................
Tópicos Especiais II..........................................................................................................................
Serviço Social e Realidade Regional......................................................................................................
Trabalho de Conclusão do Curso II........................................................................................................
Pratica Profissional Supervisionada IV...................................................................................................
Sub total.......................................................................................................................................
Estágio Supervisionado IV.................................................................................................................


80
40
40
40
80
80
360
110

 
 
 
Total 470
             Carga horária total
Carga-horária
 

Estágio Supervisionado.......................................................................................
Disciplinas..............................................................................................................
Atividades Complementares..............................................................................

400
2460
140

 
Carga Horária Total 3.000         

Corpo Docente

Corpo Docente
              Nome
Título
 

Bruna Carolina Bonalumei...................................................................................................
Carlos Eduardo Ciccone......................................................................................................
Elcy Dutra Calvi.....................................................................................................................
Gustavo Fernandes Emilio.................................................................................................. 
Haroldo Ramanzini...............................................................................................................
Isabel Cristina Giglioli ..........................................................................................................
Marco Alexandre Aguiar.......................................................................................................
Nilza Pinheiro dos Santos...................................................................................................
Solange Sebastiana Moraes Dantas................................................................................
Vanda Tiago Silva Zamuner...............................................................................................
Vania Teresa de Araujo Silva.............................................................................................

Especialista
Mestrado
Mestrado
Mestrado
Doutorado
Especialista
Doutorado
Especialista
Especialista
Especialista
Doutorado

 

 

UNIFAC - Associação de Ensino de Botucatu Mantenedora
Av. Leonardo Villas Boas, 351 - CEP 18608-227
Vila Nova Botucatu - Botucatu/SP
Fones: (14)3815-2500 | 3815-5845