Imprimir

O Curso

 

O Curso de Licenciatura em Educação Física das FIBS-UNIFAC, foi autorizado no final do ano de 2001, para iniciar suas atividades em 2002, tendo recebido Conceito A. O Curso foi reconhecido em 09 de setembro de 2005, pela portaria n.º 3.099 publicada no Diário Oficial da União dia 12 de setembro de 2005.

O Projeto Pedagógico é desenvolvido pelos docentes e coordenadoria do Curso e se baseia nas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais conferindo o título de Licenciatura em Educação Física, atendendo à Educação Física de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, áreas que exigem cada vez mais a formação profissional de qualidade, acompanhando as mudanças que se fazem necessárias na Educação Brasileira.

Objetivos:
O Curso de Licenciatura em Educação Física tem como objetivo principal preparar profissionais Licenciados em Educação Física para o mercado de trabalho, exigindo para isso, preparação específica.

Dessa forma, o Licenciado em Educação Física formado pelas FIBS apresenta amplos conhecimentos pedagógicos advindos da experiência vivida ao longo do Curso, tem compreensão do papel social e político das FIBS, sendo agente de transformação da realidade em que é inserido e capaz de desenvolver Planejamento, Execução, Orientação e Avaliação das Ações em programas de Educação Física escolar, por conhecer os fundamentos teórico-práticos essenciais ao encaminhamento dessa ação. Além disso, é destacada a importância da complementação da formação inicial ao longo da vida, o que exige formação continuada, já que apresenta a importante função de cuidar da aprendizagem dos alunos e favorecer a construção da identidade e da autonomia da criança, bem como favorecer aos adolescentes e adultos o desenvolvimento da qualidade de vida por meio da prática de atividades físicas.

Currículo:
O currículo pleno do Curso de Licenciatura em Educação Física das FIBS de acordo com as Diretrizes Curriculares é composto por Unidades de Conhecimentos específicos da formação ao Licenciado.

Essas unidades são divididas em várias dimensões de formação, ou seja:
• Dimensões Biológicas,
• Dimensões Sociais,
• Dimensões Culturais do Movimento,
• Dimensões Didático Pedagógica,
• Dimensões Técnico-Instrumentais do Movimento Humano,
• Estágio Curricular, Práticas Curriculares e
• Atividades Complementares,
Perfazendo um total de 2.800 horas.

Dimensionamento da carga horária das disciplinas:
O dimensionamento da carga horária está dividido da seguinte forma: dimensões biológicas: 480 horas; dimensões sociais:160 horas; dimensões culturais do movimento:400 horas; dimensões didático-pedagógicas: 520 horas; dimensões técnico/instrumentais do movimento humano: 240 horas. Estas dimensões totalizam 1800 horas. Incluídos na grade curricular está: estágio curricular: 400 horas; prática curricular:400 horas; atividades complementares: 200 horas, finalizando com um total de 2800 horas.

Currículo Pleno do Curso de Licenciatura em Educação Física
Matriz Curricular

Portaria

PORTARIA

Nº 023/2016

 

 A UNIFAC – Associação de Ensino de Botucatu, Mantenedora das Faculdades Integradas de Botucatu, faz público, conforme Portaria Ministerial nº 40 de 12 de dezembro de 2007, artigo 32, parágrafo 2º, competentes curriculares (matrizes / grades) a serem praticadas a partir de 1º de janeiro de 2017.

 EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA

 1º semestre: Anatomia Humana Aplicada à Educação Física, 80; Aspectos Biológicos Aplicados à Educação Física, 40; Introdução à Educação Física e Esportes, 80; Vivências Corporais, 40; Metodologia do Trabalho Científico, 80; Jogos e Brincadeiras Populares, 40; Práticas Educacionais, 60.             
2º semestre: História da Educação Física e Esportes, 80; Psicologia da Educação, 80; Bases Bioquímicas Aplicadas à Educação Física, 40; Crescimento e Desenvolvimento Motor, 80; Filosofia da Educação, 40; Atividades Rítmicas, 40; Práticas Educacionais, 60.

3º semestre: Cinesiologia e Biomecânica, 80; Fisiologia Humana, 80; Sociologia da Educação, 40; Danças, 80; Esportes Coletivos I, 40; Metodologia do Ensino da Educação Física, 40; Práticas Educacionais, 60.

4º semestre: Didática Aplicada à Educação Física, 80; Bases Neurofisiológicas da Educação Física, 40; Metodologia da Educação Física Escolar I, 40; Esportes Coletivos II, 40; Esportes Gímnicos, 40; Nutrição Aplicada à Educação Física, 40; Bioestatística, 40; Socorros de Urgência, 40; Práticas Educacionais, 60.

5º semestre: Aprendizagem Motora, 80; Medidas e Avaliações, 40; Esportes de Combate, 60; Esportes Coletivos III, 40; Metodologia da Educação Física Escolar III, 40; Gestão em Educação Física, 40; Núcleo Integrador, 60; Práticas Educacionais, 60; Estágio Supervisionado I, 100.

6º semestre: Fisiologia do Exercício Físico, 80; Educação Física Especial, 80; Metodologia da Educação Física Escolar III, 40; Estudos da Cultura Afro, 40; Esportes Individuais, 60; Núcleo Integrador, 60; Práticas Educacionais, 60; Estágio Supervisionado II, 100.

7º semestre: Metodologia do Treinamento Físico, 80; Esportes Alternativos, 40; Estudos do Lazer, 40; Esportes Aquáticos, 60; Libras, 40; Tecnologias Educacionais, 40; Núcleo Integrador, 60; Práticas Educacionais, 60; Estágio Supervisionado III, 100.                                 

8º semestre: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, 40; Gestão do Esporte Escolar, 40; Educação e Saúde, 80; Nutrição do Esporte, 60; Educação Física Laboral, 40; Educação Física e Meio Ambiente, 40; Núcleo Integrador, 60; Práticas Educacionais, 60; Estágio Supervisionado IV, 100. Total da carga horária: 3.760 horas.


Botucatu, 01 de outubro de 2016.

  

Professora Cecília B. Pires Tavares de Anderlini
Diretora Geral

UNIFAC – Associação de Ensino de Botucatu
Faculdades Integradas de Botucatu

Conteúdos Currirulares

Estrutura Curricular
              1° Semestre
Carga-horária
 

Anatomia Humana Aplicada a Ed. Física I.......................................................
Aspectos Biológicos Aplicados a Ed. Física...................................................
Ginástica Geral......................................................................................................
Introdução à Ed. Física, Esportes e Saúde.....................................................
Conteúdos e Metodologia do ensino do Voleibol..........................................
Leitura e produção de textos..............................................................................
Aspectos filosóficos da Educação....................................................................
Metodologia científica aplicada à Ed. Física....................................................
Tópicos Avançados em Educação....................................................................


40
40
40
80
80
40
40
40
40
 
 
 
Total 440
              2° Semestre
Carga-horária
 


Anatomia Humana aplicada a Ed. Física II......................................................
Crescimento e Desenvolvimento Motor...........................................................
Psicologia da Educação.....................................................................................
Conteúdos e metodologia do ensino do handebol......................................
História da Educação Física, Esporte e Lazer...............................................
Tópicos avançados em Educação...................................................................


40
80
80
80
80
40
 
 
 
Total 480
              3° Semestre
Carga-horária
 

Cinesiologia e Biomecânica .............................................................................
Aspectos Fisiológicos Aplicados a Ed. Física................................................
Atividades Rítmicas e Dança.............................................................................
Informática Aplicada a Educação Física.........................................................
Conteúdos e Metodologia do Ensino das Lutas...........................................
Sociologia da Educação.....................................................................................
Tópicos Avançados em Educação...................................................................

80
80
80
40
80
40
40

 
 
 
Total 580
Estágio curricular 100          
             4° Semestre
Carga-horária
 

Didática aplicada à Educação Física...............................................................
Educação Física Infantil......................................................................................
Conteúdos e metodologia do ensino da ginástica artística........................
Conteúdos e metodologia do ensino do Basquetebol.................................
Bases Neurofisiológicas....................................................................................
Jogos e brincadeiras populares.......................................................................
Socorros de urgência em Educação Física....................................................
Tópicos Avançados em Educação...................................................................

80
40
80
80
40
40
40
40


 
 
 
Total 580
Estágio curricular 100          
             5° Semestre
Carga-horária
 

Aprendizagem Motora.......................................................................................... 
Nutrição Aplicada a Educação Física Escolar................................................
Educação Física Ensino Fundamental............................................................
Fundamentos do ensino do Futebol e do Futsal...........................................
Conteúdos e metodologia do ensino do Atletismo.......................................
Cultura Afro-brasileira.........................................................................................
Administração e Gestão em Educação Física...............................................
Tópicos Avançados em Educação...................................................................

80
40
40
80
80
40
40
40

 
 
 
Total 580
Estágio curricular 100          
             6° Semestre
Carga-horária
 

 

Educação Física Ensino Médio..........................................................................
Educação Física para portadores de necessidades especiais.................
Educação e Saúde...............................................................................................
Medidas e Avaliações..........................................................................................
Bioestatística......................................................................................................... 
Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico..............................................
Educação e Meio Ambiente................................................................................
Tecnologias Educacionais.................................................................................
Língua Brasileira de Sinais................................................................................
Tópicos Avançados em Educação...................................................................

 

40
80
40
40
40
40
40
40
40
40

 

 
 
 
Total 580
Estágio curricular 100          
Carga Horária Total 3.240          

 

Sistema de Avaliação

Os Cursos de Graduação e Licenciatura em Educação Física das FIBs tem como referenciais na avaliação do processo de aprendizagem dos alunos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Legislação decorrente:
Avaliar o desempenho escolar, ou seja, avaliar as competências em desenvolvimento dos futuros profissionais dos diversos Cursos é verificar não apenas se assimilaram os conhecimentos necessários mas também se, quanto e como os mobilizam para resolver situações problemas, reais ou simuladas, relacionadas, de alguma forma, com o exercício profissional.
O aproveitamento escolar é avaliado pelo acompanhamento contínuo dos resultados obtidos pelo aluno nos exercícios escolares, nas provas intervalares e, se for o caso, no exame final.

Procedimentos de Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem
Para aferição das notas, o professor utiliza formas diversas e continuadas de verificação do rendimento escolar, tais como observação sistematizada, prova escrita, prova multidisciplinar, projetos, relatórios, seminário, painéis, pesquisas bibliográficas e de campo, estudos de casos e outros mecanismos de avaliação, incluindo-se a auto-avaliação. A prova multidisciplinar (PMD), assim como todos os outros instrumentos já mencionados, destina-se a avaliar a aquisição de habilidades e competências de acordo com o perfil do egresso que se pretende formar.
Parte-se da idéia de que as competências profissionais são construídas ao longo do curso e que em cada série estas competências são específicas, embora interajam e dependam umas das outras. A prova é aplicada uma vez a cada semestre, contendo questões objetivas e descritivas correspondentes aos conteúdos curriculares que o aluno está cursando, apresentadas de forma contextualizada, através de vários instrumentos.

Existência de Bolsas Acadêmicas
As Faculdades Integradas de Botucatu, UNIFAC, apresentam sistema de bolsas de estudos a partir do 2º semestre do curso de Graduação em Educação Física.
Os alunos são contemplados com bolsas que variam desde descontos parciais a total, quando participam de grupos de estudo e /ou assistência social, em projetos mantidos pela IES. Além disso, parentes em primeiro grau de professores e funcionários da IES têm 100% de bolsa de estudo, tanto nos cursos de nível superior, como de nível infantil, fundamental e médio. As Faculdades Integradas de Botucatu, UNIFAC, através de convênio com a Prefeitura Municipal oferece bolsas de estudo de 60 a 100% de descontos para alunos que participam de atividades esportivas junto à Secretaria de Esportes Municipal de Botucatu. Outra modalidade de bolsa é oferecida para funcionários que trabalham na IES e que têm direito a bolsa integral junto aos cursos de formação superior oferecidos pela IES, além dos participantes no Projeto do Estado do Governo do Estado de São Paulo “Escola Família”.

Formação Acadêmica e Profissional
Corpo Docente

Para garantir e manter a qualidade nos cursos com os padrões de qualidade institucionais, não só requeridos pelo ‘Mercado de Trabalho”, mas também, pela missão e objetivos institucionais, conta-se com um corpo docente com titulação de mestre e/ou doutor e também com aqueles que possuem relevante experiência profissional não-acadêmica.
O corpo docente é constituído por quinze professores, sendo dez da área de educação física e oito de áreas afins, como biologia, sociologia, nutrição, filosofia e psicologia, sendo cinco doutores, cinco mestres, três especialistas e dois graduados.

 

Corpo Docente

Corpo Docente
                         Nome
Título
 

Agatha Yoko Hamanaka..........................................................................................................
André Borges Fernandes Guimares..........................................................................................
Damiana Tortorelo Pierine........................................................................................................
David Augusto dos Reis..........................................................................................................
Elen Fittipaldi B Carrega..........................................................................................................
Eliete Maria Malvina T Sartori...................................................................................................
Everaldo Jose Costa Carreira...................................................................................................
Geane thabata Godoy de Silva.................................................................................................
Jonas Alves de Araujo Junior...................................................................................................
Kelen Cristina Paccola Larini...................................................................................................
Leone Antonio Simonetti.........................................................................................................
Mara Lucy Dompietro Ruiz......................................................................................................
Marcio Lotulfo Brant de Carvalho............................................................................................
Patricia Angelica Secani Turri................................................................................................
Vania Teresa de Aruajo Silva................................................................................................
Nilvado Souza Costa............................................................................................................

Mestrado
Mestrado

Doutorado
Especialista
Doutorado
Especialista
Especialista
Especialista
Mestrado
Mestrado
Doutorado
Mestrado
Mestrado
Especialista
Especialista
Especialista

UNIFAC - Associação de Ensino de Botucatu Mantenedora
Av. Leonardo Villas Boas, 351 - CEP 18608-227
Vila Nova Botucatu - Botucatu/SP
Fones: (14)3815-2500 | 3815-5845