Imprimir

O Curso

 

Curso de Graduação em Educação Física - Bacharelado em Saúde

O Curso de Graduação em Educação Física das FIBS-UNIFAC, foi autorizado no final do ano de 2001, para iniciar suas atividades em 2002, tendo recebido Conceito A. O Curso foi reconhecido em 09 de setembro de 2005, pela portaria n.º 3.099 publicada no Diário Oficial da União dia 12 de setembro de 2005.


O Curso é voltado para a área da Saúde e seu projeto é desenvolvido pelos docentes e coordenadoria do Curso, atende às Novas Diretrizes Curriculares Nacionais conferindo o título de Graduado em Educação Física apresentando formação profissional geral e sólida em nível de aprofundamento em SAÚDE.

O graduado formado com aprofundamento em SAÚDE está capacitado para atuar num mercado de trabalho em franca expansão. O fenômeno sócio-cultural da busca pelo exercício físico como melhoria da qualidade de vida, vem provocando profundas modificações no estilo de vida da população mundial, bem como na população brasileira. Esse fenômeno provocou uma rápida expansão e diversificação dos campos de atuação do profissional relacionados à tradição da educação física, dos esportes e das atividades físico-esportivas nas perspectivas do lazer e da saúde/qualidade de vida. 

Em se tratando de estudos específicos, como a atividade física e saúde, nas quais há interferência de fatores psicossociais, ambientais e comportamentais, há carência de recursos humanos na área de 

Educação Física, na perspectiva de desenvolver atividades adequadas e compatíveis para promover adoção de um estilo de vida ativo fisicamente, bem como um melhor nível da aptidão física relacionada à saúde da nossa população.

Objetivos:
O Curso de Graduação em Educação Física tem entre os seus principais objetivos preparar profissionais Graduados em Educação Física para atuação na área da SAÚDE, exigindo para isso, preparação específica. Podem ser relacionados entre os objetivos do Curso de Graduação em Educação Física.

• Aquisição integrada de conhecimentos, técnicas e habilidades que possibilitem a atuação profissional nos campos da Educação Física e Saúde.

• Desenvolver atitudes éticas, reflexivas, inovadoras e democráticas.

• Aprofundamento de conhecimentos na área dos exercícios físicos aplicados à Saúde, segundo o interesse e aptidão do aluno, estimulando-o ao continuo aperfeiçoamento profissional, contribuindo para a sua auto-realização.

O graduado em Educação Física das FIBS apresenta sua formação fundamentada na Missão Institucional no que se refere ao ensino, iniciação científica e formação profissional. Apresentam em sua formação didático-pedagógica, elementos que possibilitam a efetivação das condições necessárias para o cumprimento das exigências nacionais, para a formação do Bacharel em Educação Física, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação do graduado em Educação Física em nível superior.

É importante destacar que o mercado de trabalho na área da Educação Física apresenta-se bastante dinâmico, Sendo assim, exige-se dos profissionais a aquisição de novos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para melhor desempenho. Além disso, o mercado de trabalho exige profissional eclético. A redução progressiva de postos de trabalho nos campos considerados mais tradicionais para a Educação Física, e o aumento crescente de postos de trabalhos nos serviços comunitários e em outras instituições não tradicionais como empresas, hospitais, spas, clínicas e academias com enfoque na melhoria da qualidade de vida, propicia um amplo campo de trabalho na área da 

Educação Física como meio de promoção da saúde e qualidade de vida.

A região de Botucatu apresenta-se com características de formação de recursos humanos ligados á melhoria da qualidade de vida da população, visto os cursos de graduação e pós-graduação existentes na área da saúde.

Essas características facilitam a organização de disciplinas afins, atividades complementares e estágios curriculares na área da saúde entre os cursos de formação. O Bacharel em Educação Física e Saúde das FIBS irá compor equipes multidisciplinares para os atendimentos ambulatoriais, postos de saúde, clínicas, hospitais, spas, academias, asilos, entre outros.

Currículo:
O currículo Curso de Graduação em Educação Física das FIBS de acordo com as Diretrizes Curriculares é composto por Unidades de Conhecimentos específicos da formação ao Graduado em Educação Física.

Essas unidades são divididas em várias dimensões de formação, ou seja:

• Relação ser humano e sociedade;
• Técnico e Instrumental;
• Biológica do Corpo Humano;
• Didático-Pedagógico;
• Técnico-Instrumental;
• Culturais do Movimento Humano;
• Núcleo Temático de Aprofundamento em Saúde;
• Atividades Complementares;
• Estágio Supervisionado;

Dimensionamento da Carga Horária das Disciplinas
O dimensionamento da carga horária está dividido da seguinte forma:
Formação Ampliada:
• Relação ser humano e sociedade: 200h;
• Técnico e Instrumental: 120h;
• Biológica do Corpo Humano:520h; Formação Específica:
• Didático-Pedagógico:240h;
• Técnico-Instrumenta:280hl;
• Culturais do Movimento Humano:800h;
• Núcleo Temáticode Aprofundamento em Saúde: 480h;
• Atividades Complementares: 200;
• EstágioSupervisionado: 360h;

Totalizando 3.200 horas
Currículo Pleno do Curso de Graduação em Educação Física - Bacharelado em Saúde

Portaria

PORTARIA

Nº 021/2016

 

A UNIFAC – Associação de Ensino de Botucatu, Mantenedora das Faculdades Integradas de Botucatu, faz público, conforme Portaria Ministerial nº 40 de 12 de dezembro de 2007, artigo 32, parágrafo 2º, competentes curriculares (matrizes / grades) a serem praticadas a partir de 1º de janeiro de 2017.

  

EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO

 1º semestre: Anatomia Humana Aplicada à Educação Física, 80; Aspectos Biológicos Aplicados à Educação Física, 40; Introdução à Educação Física e Esportes, 80; Vivências Corporais, 40; Metodologia do Trabalho Científico, 80; Jogos e Brincadeiras Populares, 40; Práticas Integradoras, 40;

2º semestre: História da Educação Física e Esportes, 80; Psicologia da Educação, 80; Bases Bioquímicas Aplicadas à Educação Física, 40; Crescimento e Desenvolvimento Motor, 80; Filosofia da Educação, 40; Atividades Rítmicas, 40; Práticas Integradoras, 40.

3º semestre: Cinesiologia e Biomecânica, 80; Fisiologia Humana, 80; Sociologia da Educação, 40; Danças, 80; Esportes Coletivos I, 40; Metodologia do Ensino da Educação Física, 40; Práticas Integradoras, 40.

4º semestre: Didática Aplicada à Educação Física, 80; Bases Neurofisiológicas da Educação Física, 40; Metodologia da Educação Física I, 40; Esportes Coletivos II, 40; Esportes Gímnicos, 40; Nutrição Aplicada à Educação Física, 40; Bioestatística, 40; Socorros de Urgência, 40; Práticas Integradoras, 40;

5º semestre: Aprendizagem Motora, 80; Medidas e Avaliações, 40; Esportes de Combate, 40; Esportes Coletivos III, 40; Metodologia da Educação Física II, 40; Gestão em Educação Física, 80; Tópicos Avançados, 40; Práticas Integradoras, 40; Estágio Supervisionado I, 80; Atividades Complementares, 50.

6º semestre: Fisiologia do Exercício Físico, 80; Educação Física Especial, 80; Metodologia da Educação Física III, 40; Estudos da Cultura Afro, 40; Esportes Individuais, 80; Tópicos Avançados, 40; Práticas Integradoras, 40; Estágio Supervisionado II, 80; Atividades Complementares, 50.

7º semestre: Metodologia do Treinamento Físico, 80; Esportes Alternativos, 40; Estudos do Lazer, 40; Esportes Aquáticos, 40; Libras, 40; Tecnologias Educacionais na Educação Física, 40; Nutrição do Esporte e Saúde, 80; Práticas Integradoras, 40; Estágio Supervisionado III, 100; Atividades Complementares. 50.                                     

8º semestre: Musculação, 40; Gestão do Esporte e Lazer, 40; Educação Física e Saúde Pública, 80; Educação Física e Envelhecimento, 40; Educação Física Laboral, 40; Educação Física e Meio Ambiente, 40; Ginástica de Academia, 80; Práticas Integradoras, 40; Estágio Supervisionado IV, 100; Atividades Complementares, 50. Total da carga horária: 3.720 horas.

 

Botucatu, 01 de outubro de 2016.

 

Professora Cecília B. Pires Tavares de Anderlini
Diretora Geral

UNIFAC – Associação de Ensino de Botucatu
Faculdades Integradas de Botucatu

 

Conteúdos Currirulares

Estrutura Curricular
              1° Semestre
Carga-horária
 

Anatomia Humana Aplicada a Ed. Física I.......................................................
Aspectos Biológicos Aplicados a Ed. Física....................................................
Ginástica Geral......................................................................................................
Introdução à Ed. Física, Esportes e Saúde......................................................
Programa coletivo – Voleibol..............................................................................
Leitura e produção de textos..............................................................................
Aspectos filosóficos da educação....................................................................
Metodologia científica aplicada à Ed. Física
...................................................


40
40
40
80
80
40
40
40

 
 
 
Total 400
              2° Semestre
Carga-horária
 
Anatomia Humana aplicada a Ed. Física II......................................................
Crescimento e Desenvolvimento Motor...........................................................
Bioquímica aplicada à atividade física.............................................................
Psicologia, educação e temas contemporâneos...........................................
Programa de Esportes coletivos – Handebol.................................................
História da Educação Física, esporte e lazer..................................................

40
80
40
80
80
80

 
 
 
Total 400
             3° Semestre
Carga-horária
 

Cinesiologia e Biomecânica............................................................................... 
Aspectos Fisiológicos Aplicados a Ed. Física................................................. 
Atividades Rítmicas e Dança...............................................................................
Informática Aplicada a Educação Física...........................................................
Programa de Esporte individual – Lutas...........................................................
Sociologia Aplicada à Educação Física...........................................................


80
80
80
40
80
40


 
 
 
Total 440
             4° Semestre
Carga-horária
 

Didática aplicada à Educação Física................................................................
Metodologia do ensino da Educação Física I.................................................
Aspectos Neurofisiológicos Aplicados à Ed. Física......................................
Programa de Esporte individual – Ginástica Artística...................................
Programa de Esportes coletivos – Basquetebol...........................................
Socorros de urgência em Educação Física....................................................
Jogos e brincadeiras populares.......................................................................


80
40
40
80
80
40
40

 
 
 
Total 440
             5° Semestre
Carga-horária
 

Aprendizagem motora .........................................................................................
Nutrição Aplicada a Educação Física Escolar................................................
Metodologia do ensino da Educação Física II................................................
Programa de Esportes coletivo – Futebol e do Futsal .................................
Programa de Esporte individual – Atletismo..................................................
Cultura Afro-brasileira.........................................................................................
Gestão em Educação Física.............................................................................

80
40
40
80
80
40
40
 
 
 
Total 540
Estágio curricular 100          
             6° Semestre
Carga-horária
 

Educação Física Especial..................................................................................
Educação e saúde...............................................................................................
Medidas e avaliações.........................................................................................
Bioestatística........................................................................................................ 
Metodologia do ensino da Educação Física III..............................................
Educação e Meio Ambiente...............................................................................
Tecnologias Educacionais................................................................................
Língua Brasileira de Sinais...............................................................................
Tópicos Avançados em Educação..................................................................

80
40
40
40
40
40
40
40
40
 
 
 
Total 540
Estágio curricular 100          
             7° Semestre
Carga-horária
 

Educação Física Laboral....................................................................................
Fisiologia do Exercício Físico............................................................................
Nutrição Aplicada à saúde e esportes............................................................
Ginástica de academia......................................................................................
Programa de esporte individual – Natação....................................................
Educação Física e Saúde Coletiva...................................................................
Estudos e Lazer...................................................................................................


40
80
80
40
80
40
40
 
 
 
Total 520
Estágio curricular 80          
             8° Semestre
Carga-horária
 

Metodologia do Treinamento físico................................................................... 
Educação Física Geriátrica.................................................................................
Educação Física e Doenças crônicas.............................................................. 
Musculação............................................................................................................
Programas Alternativos em Educação Física.................................................
Gestão em Desportos.........................................................................................

80
80
80
40
40
80

 
 
 
Total 520
Estágio curricular 80          
Carga Horária Total 3.800          

Corpo Docente

Corpo Docente
Nome Título
Agata Yoko YasueHamanaka Mestrado
André Borges Fernandes Guimares Mestrado
Damiana Tortorelo Pierine Doutorado
David Augusto dos Reis Especialista
Elen Fittipaldi B Carrega Doutorado
Elite Maria Malvina T Sartori Especialista
Everaldo Jose Costa Carreira Especialista
Geane thabata Godoy de Silva Especialista
Jonas Alves de Araujo Junior Mestrado
Kelen Cristina Paccola Larini Mestrado
Leone Antonio Simonetti Doutorado
Mara Lucy Dompietro Ruiz Mestrado
Marcio Lotulfo Brant de Carvalho Mestrado
Patricia Angelica Secani Turri Especialista
Vania Teresa de Aruajo Silva Especialista
Nilvado Souza Costa Especialista
   
   
   
   

UNIFAC - Associação de Ensino de Botucatu Mantenedora
Av. Leonardo Villas Boas, 351 - CEP 18608-227
Vila Nova Botucatu - Botucatu/SP
Fones: (14)3815-2500 | 3815-5845