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O Curso

 

Provas Agendadas – Todos os dias de Segunda Sexta às 19:30 horas
Início do Período de Inscrições: 01 de Outubro de 2018
Valor do Curso: 1º e 2º Semestres R$ 550,00
Prova Tradicional - 02/12/2018 (09:00 horas)
Valor da Inscrição: R$ 40,00 (Modalidade Mérito Escolar) e R$ 50,00 Vestibular Tradicional

*informação dos procedimentos na Secretaria da Unifac (14) 3815-2500

 

Autorização
O Curso de Ciências Contábeis Bacharelado, da UNIFAC, foi autorizado a funcionar, através da PORTARIA FEDERAL 1353/2001
Reconhecimento

O curso de Ciências Contábeis, passou pelo processo de reconhecimento no mês de abril de 2005, quando recebeu a Comissão de Avaliação do MEC, obtendo o conceito “CB”. A Portaria n.º 2.994 de 30 de agosto de 2005, Publicada no Diário Oficial da União de 20 de julho de 2012 a Portaria SERES nº 125 de 19 de Julho de 2012 - Renovação de Reconhecimento do Curso.

1. Organização Geral do Curso
1.1 - Regime Escolar
O regime escolar adotado é seriado semestral.

1.2 - Vagas
O Curso de Ciências Contábeis conta com 100 vagas anuais.

1.3 - Turno
O curso funciona no período noturno.

1.4 - Dimensionamento da Carga Horária
O curso está organizado em base anual com 40 (quarenta) semanas, no período noturno com 4 (quatro) horas/aula de atividades de segunda à sexta-feira.
A carga horária total é de 3.480 horas/aula, assim distribuídas:
• Conteúdos de Formação Básica -: disciplinas que envolvem estudos relacionados com outras áreas do conhecimento (Administração, Economia, Direito, Métodos Quantitativos, Matemática, Estatística).
• Conteúdos de Formação Profissional -- estudos específicos atinentes às Teorias da Contabilidade, incluindo domínio das atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais, governamentais e não governamentais, de auditorias, perícias, arbitragens e controladoria, com suas aplicações peculiares ao setor público e privado.
• Conteúdos de Formação Teórico-Prática: Estágio supervisionado - 320 horas; Atividades Complementares - 200 horas; Prática de Sistemas Contábeis - 160 horas a ser desenvolvido no Escritório Modelo, que tem como bases fundamentais: realização de pesquisa de campo , a pesquisa bibliográfica e a relação prática com todos os órgãos de competência federal, estadual e municipal, além de empresas de consultoria e assessoria. Serão utilizados recursos de informática, com a adoção de softwares administrativos, recursos áudio-visual e quadro negro, além de estudos de caso.

2. Avaliação do Processo de Aprendizagem dos Alunos
A Avaliação é vista no contexto do desenvolvimento de competências, devendo-se considerar:

1. Avaliar o desempenho escolar, ou seja, avaliar as competências em desenvolvimento dos futuros profissionais dos diversos cursos é verificar não apenas se assimilaram os conhecimentos necessários, mas também se, quanto e como mobilizam eles para resolver situações problemas, reais ou simuladas, relacionadas, de alguma forma, com o exercício profissional.

2. Na avaliação do aproveitamento escolar, em função dos objetivos propostos, são utilizados, no decorrer de cada bimestre, dois ou mais instrumentos elaborados pelo professor e, se necessário coadjuvado pelo coordenador do curso.

3. A avaliação do desempenho escolar, parte integrante do processo ensino - aprendizagem, é feita por disciplina e incide sobre a freqüência e o aproveitamento escolar.

4. Para a avaliação do desempenho escolar o aluno é submetido à verificações parciais e exames finais.

5. Para aferição das notas, pode o professor submeter o aluno a formas diversas e continuadas de verificação do rendimento escolar, tais como observação sistematizada, prova escrita, prova multidisciplinar, projetos, relatórios, seminário, painéis, pesquisas bibliográficas e de campo, estudos de casos e outros mecanismos de avaliação, incluindo-se a auto-avaliação.

6. A prova multidisciplinar (PMD), assim como todos os outros instrumentos já mencionados, destina-se a avaliar a aquisição de habilidades e competências consentâneas com o perfil do egresso que se pretende formar. Parte-se da idéia de que as competências profissionais são construídas ao longo do curso e que em cada série estas competências são específicas, embora interajam e dependam umas das outras. A prova é aplicada uma vez a cada semestre, contendo questões objetivas e descritivas correspondentes aos conteúdos curriculares que o aluno está cursando, apresentadas de forma contextualizada, através de vários instrumentos globalizadores, tais como os estudos de caso, os “cases” e outros.

7. Na elaboração e estabelecimento de critérios para a avaliação de provas, trabalhos e/ou seminários multidisciplinares participam os professores dos componentes curriculares pertinentes aos conteúdos a serem avaliados, de comum acordo com a classe e o coordenador do curso.

8. As formas diversas e continuadas de verificação do rendimento escolar bem como os critérios são de conhecimento dos alunos e constam do Plano de Ensino.

9. Na elaboração dos instrumentos de avaliação é observada a norma de preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

10. Compete ao professor da disciplina elaborar os exercícios escolares, as provas intervalares e os exames finais, determinando as demais formas de avaliação a que devam se submeter os alunos, assim como julgar-lhes os resultados.

11. Os resultados da avaliação do aproveitamento escolar são sistematicamente registrados, analisados com o aluno e sintetizados numa nota única, bimestralmente enviada à Secretaria e, posteriormente publicado.
O aproveitamento escolar é avaliado pelo acompanhamento contínuo dos resultados obtidos pelo aluno nos exercícios escolares, nas provas intervalares e, se for o caso, no exame final. O sistema de avaliação da formação ou desenvolvimento das competências profissionais está articulado a um programa de acompanhamento e orientação do futuro profissional e assistido, dentro de reais possibilidades, a uma estrutura monitorial para a superação das eventuais dificuldades nas disciplinas, sob o gerenciamento do professor e coordenação do curso.

3. Conteúdos Curriculares
Para garantir as competências e habilidades requeridas foi definida uma seqüência lógica de disciplinas, distribuídas em torno dos Conteúdos de Formação Básica, Conteúdos de Formação Profissional e Conteúdos de Formação Teórico-Prático.

 

Matriz Currirular

Conteúdos Currirulares
Eixo da Formação Disciplina Carga Horária
Conteúdos de Formação Básica

Introdução ao Direito Público e Privado
Matemática
Leitura e Interpretação de Textos
Introdução a Economia
Teoria da Contabilidade
Informática
Direito Comercial
Comunicação Empresarial
Estudos Sócio - Antropológicos
Política e Programa de Economia Brasileira
Ciência Filosofia – Metodologia Científica
Legislação Social e Direito Trabalhista
Psicologia
Direito e Legislação Tributária
Língua Estrangeira
Matemática financeira

40
40
40
40
40
40
40
40
40
40
40
40
40
40
40
80

Total 680
Eixo da Formação Disciplina Carga Horária
Conteúdos de Formação Profissional
Disciplinas

Contabilidade Introdutória
Contabilidade Geral I e II
Gestão de sistemas de Informação
Mercados de Capitais
Empreendedorismo
Custos I e II
Administração Financeira
Contabilidade Aplicada ao Agronegócio
Administração de Recursos Humanos
Orçamento Empresarial
Análise das Instituições financeiras
Análise das Demonstrações Contábeis
Contabilidade Gerencial
Contabilidade fiscal e Tributária
Contabilidade e Orçamento Público
Contabilidade das Empresas Sem Fins Lucrativos
Ética Geral e Profissional
Controladoria
Contabilidade Avançada
Perícia, Avaliação e Arbitragem
Auditoria
Contabilidade Internacional
Tópicos Avançados (Meio Ambiente, Leis Afro, Indígenas e Direitos humanos)

80
160
40
40
40
160
80
80
40
80
80
80
120
80
80
80
40
80
160
80
80
40
40

Total 2080
Eixo da Formação Disciplina Carga Horária
Conteúdos de Estudos Quantitativos

Estatística 

40

Total 40
Eixo da Formação Disciplina Carga Horária
Conteúdo de Formação Teórica - Prática

Prática de Sistemas Contábeis
Estágio Curricular Supervisionado
Atividades Complementares

 

200
300
300

 

Total 800
TOTAL GERAL DA CARGA HORÁRIA 3.480

 

Escritório Modelo – NAF 

Escritório Modelo e NAF (Núcleo de Apoio Fiscal – Parceria com a Receita Federal )
O Núcleo de Práticas Contábeis ,Escritório Modelo Assessoria e Consultoria denominado simplesmente de Escritório Modelo é uma associação civil, sem fins lucrativos e com fins educativos,
O Escritório Modelo tem por finalidade:

  • Proporcionar a seus membros, doravante denominados ESTAGIÁRIOS, as condições necessárias à aplicação prática de seus conhecimentos teóricos na área de sua formação profissional, possibilitando ao acadêmico um aprofundamento nas diversas áreas abrangidas pelo curso de Ciências Contábeis do campus das Faculdades Integradas de Botucatu -UNIFAC;
  • Fornecer os meios para a aproximação da Faculdade com as Empresas;
  • Incentivar a capacidade empreendedora dos estagiários, dando-lhe uma visão profissional ainda dentro da Faculdade;
  • Realizar estudos e elaborar soluções aos problemas apresentados, buscando a capacitação do futuro profissional para o mercado de trabalho; 
  • Valorizar alunos e professores da Faculdade UNIFAC no mercado de trabalho, no âmbito acadêmico, bem como a referida instituição;
  • Promover cursos, palestras, seminários, encontros e treinamentos que possibilitem e capacitem os colaboradores no debate de temas relacionados á formação acadêmico-profissional, assim como ampliar a discussão doutrinária dentro da faculdade;

O NAF (Núcleo de Apoio Fiscal – Parceira com a Receita Federal)
http://idg.receita.fazenda.gov.br/acesso-rapido/direitos-e-deveres/educacao-fiscal/naf/nucleos


Conheça o Projeto
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF – é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com as Instituições de Ensino Superior - IES, cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.

A IES oferece um espaço em suas instalações onde alunos, capacitados em cursos ministrados pela Receita Federal, prestam atendimento à sociedade, além de desenvolver a moral tributária e levar cidadania às comunidades.

Corpo Docente

Corpo Docente
              Nome   Título
Charles Assef   Especialista
Diego Chavari   Especialista
Diego Lopes de Souza   Especialista
Elias Marcelo Calvi   Mestrado
Eliete Maria Malvina Trombini Sartori   Especialista
Francisco Luiz Sanches Santiago   Doutorado
Gustavo Fernandes Emilio   Mestrado
Gustavo Gasparino   Especialista
Jordana Mendes Vicentini   Mestrado
Jose Carlos Vieira Junior   Especialista
Josias de Oliveira Nunes   Mestrado
Mara Lucy Denadai    Mestrado
Mario Sergio Nali   Mestrado
Rafael Pilan   Mestrado
Ronaldo Magrini   Especialista
Thadeu Augusto Azambuja    Mestrado

 

 

UNIFAC - Associação de Ensino de Botucatu Mantenedora
Av. Leonardo Villas Boas, 351 - CEP 18608-227
Vila Nova Botucatu - Botucatu/SP
Fones: (14)3815-2500 | 3815-5845