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O Curso

Autorização
O Curso de Ciências Contábeis Bacharelado, da UNIFAC, foi autorizado a funcionar, através da PORTARIA FEDERAL 1353/2001
Reconhecimento

O curso de Ciências Contábeis, passou pelo processo de reconhecimento no mês de abril de 2005, quando recebeu a Comissão de Avaliação do MEC, obtendo o conceito “CB”. A Portaria n.º 2.994 de 30 de agosto de 2005, Publicada no Diário Oficial da União de 20 de julho de 2012 a Portaria SERES nº 125 de 19 de Julho de 2012 - Renovação de Reconhecimento do Curso.

1. Organização Geral do Curso
1.1 - Regime Escolar
O regime escolar adotado é seriado semestral.

1.2 - Vagas
O Curso de Ciências Contábeis conta com 100 vagas anuais.

1.3 - Turno
O curso funciona no período noturno.

1.4 - Dimensionamento da Carga Horária
O curso está organizado em base anual com 40 (quarenta) semanas, no período noturno com 4 (quatro) horas/aula de atividades de segunda à sexta-feira.
A carga horária total é de 3.480 horas/aula, assim distribuídas:
• Conteúdos de Formação Básica -: disciplinas que envolvem estudos relacionados com outras áreas do conhecimento (Administração, Economia, Direito, Métodos Quantitativos, Matemática, Estatística).
• Conteúdos de Formação Profissional -- estudos específicos atinentes às Teorias da Contabilidade, incluindo domínio das atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais, governamentais e não governamentais, de auditorias, perícias, arbitragens e controladoria, com suas aplicações peculiares ao setor público e privado.
• Conteúdos de Formação Teórico-Prática: Estágio supervisionado - 320 horas; Atividades Complementares - 200 horas; Prática de Sistemas Contábeis - 160 horas a ser desenvolvido no Escritório Modelo, que tem como bases fundamentais: realização de pesquisa de campo , a pesquisa bibliográfica e a relação prática com todos os órgãos de competência federal, estadual e municipal, além de empresas de consultoria e assessoria. Serão utilizados recursos de informática, com a adoção de softwares administrativos, recursos áudio-visual e quadro negro, além de estudos de caso.

2. Avaliação do Processo de Aprendizagem dos Alunos
A Avaliação é vista no contexto do desenvolvimento de competências, devendo-se considerar:

1. Avaliar o desempenho escolar, ou seja, avaliar as competências em desenvolvimento dos futuros profissionais dos diversos cursos é verificar não apenas se assimilaram os conhecimentos necessários, mas também se, quanto e como mobilizam eles para resolver situações problemas, reais ou simuladas, relacionadas, de alguma forma, com o exercício profissional.

2. Na avaliação do aproveitamento escolar, em função dos objetivos propostos, são utilizados, no decorrer de cada bimestre, dois ou mais instrumentos elaborados pelo professor e, se necessário coadjuvado pelo coordenador do curso.

3. A avaliação do desempenho escolar, parte integrante do processo ensino - aprendizagem, é feita por disciplina e incide sobre a freqüência e o aproveitamento escolar.

4. Para a avaliação do desempenho escolar o aluno é submetido à verificações parciais e exames finais.

5. Para aferição das notas, pode o professor submeter o aluno a formas diversas e continuadas de verificação do rendimento escolar, tais como observação sistematizada, prova escrita, prova multidisciplinar, projetos, relatórios, seminário, painéis, pesquisas bibliográficas e de campo, estudos de casos e outros mecanismos de avaliação, incluindo-se a auto-avaliação.

6. A prova multidisciplinar (PMD), assim como todos os outros instrumentos já mencionados, destina-se a avaliar a aquisição de habilidades e competências consentâneas com o perfil do egresso que se pretende formar. Parte-se da idéia de que as competências profissionais são construídas ao longo do curso e que em cada série estas competências são específicas, embora interajam e dependam umas das outras. A prova é aplicada uma vez a cada semestre, contendo questões objetivas e descritivas correspondentes aos conteúdos curriculares que o aluno está cursando, apresentadas de forma contextualizada, através de vários instrumentos globalizadores, tais como os estudos de caso, os “cases” e outros.

7. Na elaboração e estabelecimento de critérios para a avaliação de provas, trabalhos e/ou seminários multidisciplinares participam os professores dos componentes curriculares pertinentes aos conteúdos a serem avaliados, de comum acordo com a classe e o coordenador do curso.

8. As formas diversas e continuadas de verificação do rendimento escolar bem como os critérios são de conhecimento dos alunos e constam do Plano de Ensino.

9. Na elaboração dos instrumentos de avaliação é observada a norma de preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

10. Compete ao professor da disciplina elaborar os exercícios escolares, as provas intervalares e os exames finais, determinando as demais formas de avaliação a que devam se submeter os alunos, assim como julgar-lhes os resultados.

11. Os resultados da avaliação do aproveitamento escolar são sistematicamente registrados, analisados com o aluno e sintetizados numa nota única, bimestralmente enviada à Secretaria e, posteriormente publicado.
O aproveitamento escolar é avaliado pelo acompanhamento contínuo dos resultados obtidos pelo aluno nos exercícios escolares, nas provas intervalares e, se for o caso, no exame final. O sistema de avaliação da formação ou desenvolvimento das competências profissionais está articulado a um programa de acompanhamento e orientação do futuro profissional e assistido, dentro de reais possibilidades, a uma estrutura monitorial para a superação das eventuais dificuldades nas disciplinas, sob o gerenciamento do professor e coordenação do curso.

3. Conteúdos Curriculares
Para garantir as competências e habilidades requeridas foi definida uma seqüência lógica de disciplinas, distribuídas em torno dos Conteúdos de Formação Básica, Conteúdos de Formação Profissional e Conteúdos de Formação Teórico-Prático.


Portaria

PORTARIA

Nº 018/2016

 

A UNIFAC – Associação de Ensino de Botucatu, Mantenedora das Faculdades Integradas de Botucatu, faz público, conforme Portaria Ministerial nº 40

de 12 de dezembro de 2007, artigo 32, parágrafo 2º, competentes curriculares (matrizes / grades) a serem praticadas a partir de 1º de janeiro de

2017.

 

 CIÊNCIAS CONTÁBEIS - BACHARELADO

  1º semestre: Instituições de Direito Público e Privado, 40; Português Instrumental, 40; Matemática, 40; Mercado de Capitais, 40; Introdução à
Economia, 40; Informática, 40; Teoria da Contabilidade, 40; Contabilidade Introdutória, 80; Atividades Complementares, 40.

2º semestre: Economia Brasileira, 40; Direito Comercial e Legislação Societária, 40; Metodologia da Pesquisa Científica, 40; Teoria Geral da Administração, 40; Contabilidade Geral I, 80; Psicologia Organizacional, 40; Comunicação Empresarial, 40; Estatística Aplicada, 40; Atividades Complementares, 40.

3º semestre: Contabilidade Geral II, 80; Microeconomia e Macroeconomia, 80; Matemática Financeira, 80; Administração de Materiais, 40; Legislação Social e Direito Trabalhista, 40; Sistemas de Informação Gerencial, 40; Atividades Complementares, 40.

4º semestre: Contabilidade de Custos I, 80; Administração Financeira, 80; Contabilidade Aplicada ao Agronegócio, 80; Administração de Recursos Humanos, 40; Empreendedorismo, 40; Sociologia, 40; Atividades Complementares, 40.

5º semestre: Contabilidade de Custos II, 80; Direito e Legislação Tributária, 40; Orçamento Empresarial, 80; Análise das Demonstrações Contábeis, 80; Contabilidade das Instituições Financeiras, 80; Atividades Complementares, 40.

6º semestre: Contabilidade Gerencial I, 40; Contabilidade Fiscal e Tributária, 80; Contabilidade de Orçamento Público, 80; Prática de Sistemas Contábeis (Introdução), 40; Contabilidade das Empresas sem Fim Lucrativo, 80; Ética Geral e Profissional, 40; Atividades Complementares, 40; Estágio Curricular Supervisionado, 100; Língua Brasileira de Sinais (Optativa), 36;

7º semestre: Controladoria, 80; Contabilidade Gerencial II, 80; Prática de Sistemas Contábeis I, 80 Contabilidade Avançada I, 80; Tópicos Avançados I, 40; Atividades Complementares, 40; Estágio Curricular Supervisionado, 100.

8º semestre: Contabilidade Avançada II, 40; Tópicos Avançados II, 40; Prática de Sistemas Contábeis II, 80; Auditoria, 80; Perícia, Avaliação e Arbitragem, 80; Contabilidade Internacional, 40; Atividades Complementares, 20; Estágio Curricular Supervisionado, 100. Total da carga horária: 3.480 horas.

 

Botucatu, 01 de outubro de 2016. 

 

Professora Cecília B. Pires Tavares de Anderlini

Diretora Geral

UNIFAC – Associação de Ensino de Botucatu

Faculdades Integradas de Botucatu

 

Conteúdos Currirulares

Categorias Conhecimentos Disciplinas Total de Horas
CONTEÚDOS
DE FORMAÇÃO
BÁSICA
Língua portuguesa Português Instrumental 40
Comunicação Empresarial 40
Noções de Direito Instituições de Direito Publico e Privado 40
Noções de Ciências Sociais Sociologia 40
Ética  Profissional Ética Profissional 40
Outros Metodologia da Pesquisa Científica 40
Psicologia Organizacional 40
CONTEÚDOS
DE
FORMAÇÃO
PROFISSIONAL
 
Administração Geral Teoria Geral da Administração 40
Administração de Recursos Humanos 40
Administração de Materias 40
Introdução à Economia 40
Economia Econômica Brasileira 40
Microeconomia e Macroeconomia 80
Direito Aplicado (incluindo Legislação Societária, Comercial, Trabalhista e Tributária). Direito Comercial e Legislação Societária 40
Direito e Legislação Tributária 40
Legislação Social e Direito Trabalhista 40
Matemática Matemática 40
Matemática Financeira 80
Estatística Estatística  Aplicada 40
Contabilidade Geral Contabilidade Introdutória 80
Contabilidade Geral I e II 160
Teoria da Contabilidade Teoria da Contabilidade 40
Análise de Demonstrações Contábeis Análise de Demonstrações Contábeis 80
Auditoria Auditoria 80
Perícia, Avaliação e Arbitragem Perícia, Avaliação e Arbitragem 80
Administração Financeira e Orçamento Empresarial Administração Financeira 80
Orçamento Empresarial 80
Contabilidade Pública Contabilidade e Orçamento Público 80
Contabilidade Agronegócio Contabilidade Aplicada ao Agronegócio 80
Contabilidade e Contabilidade Gerencial Contabilidade de Custos I e II 160
Contabilidade Gerencial I e II 160
Contabilidade Fiscal e Tributária 80
Mercado de Capitais 40
Contabilidade Avançada I e II 120
Contabilidade de Instituições Financeira 80
Controladoria 80
Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Informação Gerencial 40
Contabilidade Social Contabilidade Social 40
Contabilidade Internacional Contabilidade Internacional 40
Tópicos Avançados Tópicos Avançados 80
Empreendedorismo Empreendedorismo 40
CONTEÚDOS
DE
FORMAÇÃO
TEÓRICO-
PRÁTICAS
 
Computação Informática 40
Atividades de Natureza Prática Práticas de Sistemas Contábeis Introdutoria,I e II 200
Atividades Complementares   300
Estágio Curricular Supervisionado   300
     
  Conteúdos de Formação Básica   280
Conteúdos de Formação Profissional   2.360
Conteúdos de Formação Teórico-Prática   840
Total Geral   3480
Linguagem Brasileira de Sinais - Optativa 6O Semestre                      36

 

 

Corpo Docente

Corpo Docente
              Nome   Título
Charles Assef   Especialista
Elcy Dutra Calvi   Mestrado
Elias Marcelo Calvi   Mestrado
Eliete Maria Malvina Trombini Sartori   Especialista
Francisco Luiz Sanches Santiago   Doutorado
Gustavo Fernandes Emilio   Mestrado
Gustavo Gasparino   Especialista
Haroldo Ramanzini   Doutorado
Jose Carlos Vieira Junior   Especialista
Mario Sergio Nali   Mestrado
Marcio Lotulfo Brant de Carvalho   Mestrado
Osses de Toledo e Silva   Mestrado
Ricardo Alexandre Batista   Mestrado
Ronaldo Magrini   Especialista
     
     
     
     

 

 

UNIFAC - Associação de Ensino de Botucatu Mantenedora
Av. Leonardo Villas Boas, 351 - CEP 18608-227
Vila Nova Botucatu - Botucatu/SP
Fones: (14)3815-2500 | 3815-5845